domingo, 21 de novembro de 2010

Estágio

O estágio realizado no oitavo semestre do curso me oportunizou colocar em prática aprendizagens significativas, das quais lembro com muito entusiasmo. Foi a arquitetura pedagógica dos projetos de aprendizagens que me possibilitaram investigações daquilo que eu considerava interessante. No início o PA parecia um trabalho inacabável, impossível de se realizar em função das dificuldades, mas em seguida fui percebendo que a aprendizagem se dava no desenvolvimento do trabalho e não apenas no produto final.
Durante o estágio os alunos também puderam vivenciar esta experiência, construindo a partir de suas curiosidades trabalhos amplos que demonstram a evolução dos alunos. Nesta perspectiva deve se valorizar o conhecimento prévio do aluno.

2 comentários:

Fabiana disse...

Olá Sandra,
com certeza o estágio é um dos momentos de nossa vida profissional em que temos a oportunidade de colocar em prática um pouco do que fomos acumulando de experiências e aprendizagens.
Te convido a falar um pouco mais sobre a experiência de desenvolvimento dos PAs. Disseste que 'No início o PA parecia um trabalho inacabável, impossível de se realizar em função das dificuldades, mas em seguida fui percebendo que a aprendizagem se dava no desenvolvimento do trabalho e não apenas no produto final".
a) Quais foram as dificuldades encontradas?
b)Como foste percebendo que a aprendizagem se dava no desenvovlimento e não no resultado final?
Abração,
Seguimos dialogando....

Sandra disse...

Olá profe,quando fiz esta postagem estava meio atarefada e não me expressei bem.
Por isto quero dizer que eu tive esta impressão dos PAs em semestres anteriores, quando eu como aluna construi os primeiros projetos, onde queríamos concluí-los de qualquer jeito e nem sempre era possível, mas no decorrer fomos percebendo que a aprendizagem se dava também no processo, na busca de informações, nas análises. Foi onde aprendi que uma pesquisa nem sempre pode ser considerada acabada, já que sempre vai surgindo novos questionamentos. As principais dificuldades era não saber como prosseguir, qual seria o próximo passo e a dúvida do que este projeto tinha ver com Pedagogia.
Quando iniciei o estágio o conceito de Pa já estava bem mais claro para mim. Mas ainda assim restava o desafio de como trabalhar com as crianças, deveria ser do mesmo jeito que nós fizemos, devia ser adaptado em alguns momentos ou em todos?
Esta é a prova de que sempre temos o que aprender, nunca sabemos tudo, é nesta interação entre sujeitos e objetos que vamos construindo novos conhecimentos.