segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aprendizagem significativa

De acordo com o texto “Revisitando os projetos de aprendizagem em tempos de web 2.0, de Magdalena, B. C. e Costa, I. E. T. abordado no eixo VII, os projetos de aprendizagem precisam ser significantes para o aluno, pois não basta que seja apenas a descoberta de uma coisa que não sabíamos antes, mas um conjunto de habilidades que o aluno passa a construir, oportunizando a autoria, a apresentação original do trabalho construído, a comunicação do aprendido através de argumentos e evidências. Para isto é essencial que a questão norteadora do projeto de aprendizagem parta da curiosidade do aluno. Os Pas foram vivenciados em meu estágio como um processo inovador tanto para mim quanto para meus alunos, pois eles aprenderam a buscar informações de acordo com suas dúvidas temporárias e certezas provisórias. Pois conforme as autoras, os PAs são processos de idas e vindas entre o que o aluno pensa que sabe, e o que falta saber.
Em meu TCC abordo a significativa relação dos alunos com os PAs e as apredizagens ocorridas principalmente com a mediação do computador e da web durante o estágio, buscando esclarecer como o uso das TICs podem auxiliar em novos processos de ensino aprendizagem.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

como tenho acompanhado de pertinho a construção do teu TCC sei que vens, assim como nos PAs, num processo contínuo de idas e vindas entre o que "pensas que sabes" e o que te falta saber.
Todavia para o leitor das tuas postagens faltam algumas evidências que contribuam para fundamentar os teus argumentos.
Assim, deixo o convite para que compartilhes conosco algumas das tuas certezas e dúvidas na construção do teu TCC. Ouso antecipar que tens como certeza que as TICs podem auxiliar em novos processos de ensino e aprendizagem. Mas, seria interessante complementar nos dizendo: como? Ou melhor ainda, como isso foi possível na tua prática de estágio?
Voltarei em breve para continuarmos, ok?
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie

Sandra disse...

Olá profe,
acredito que as aprendizagens estão ligadas a curiosidade dos alunos e com o objetivo que eles passam a ter no uso do computador, não é usar para qualquer coisa, mas em função de um objetivo comum.
Depois que levei a turma para o labin a primeira vez, eles queriam ir sempre e viviam perguntando professora quando vamos novamente. Posso dizer que a maioria das crianças gostam destas tecnologias e tem vontade de mexer, de ter um computador em casa, o que nem sempre é possível. Então por que não fazer uso destas tecnologias na escola?
Durante meu estágio percebi que os alunos tinham mais compromisso com a escrita quando estavam no labin. Quando estávamos lá eu explicava menas vezes, parece que eles entendiam as coisas mais rápido ou talvez se interessavam mais por aquilo que estavam fazendo.
O uso do computador mediado pelo professor na interação com os alunos e com os projetos de aprendizagem trazem a curiosidade instigante que passa a fazer parte deste novo mundo de conhecimentos, onde o aluno passa a construir novos processos cognitivos, novas formas de ler e escrever, Soares(2003).
São estas novas formas de escrever e ler que se refletem também nos textos impressos que os alunos produzem.
Um abraço profe, até breve...

Nadie Christina disse...

Oi querida,

a tua complemantação deixou mais clara a tua convicção sobre o impacto positivo do uso do computador, mediado pelo professor, no desenvolvimentos de novas habilidades de leitura e escrita. :-)
Grande beijo e votos de sucesso no TCC!
Profa. Nádie